sábado, 12 de novembro de 2011

Ônibus do Escolar a caminho da Escola em Veranopolis

A mais de 30 dias, sem circular na via que liga o setor Sossego a Veranópolis, o ônibus do Escolar, conseguiu fazer a travessia em segurança pelo bueiro, Após dois dias de paralização, as obras foram retomadas na data de ontem 11 de novembro, e para surpresa da comunidade, a equipe de obras conseguiu concluir o bueiro : Retiraram todo o barro do córrego e as madeiras podres que estava debaixo do barro. No lugar do barro foram colocadas fortes rochas que deverá resistir muitas décadas ! A maior supresa para os moradores foi a inicialização do patrolamento e encascalhamento da estrada , ainda ontem. A equipe de obras, afirmou que irão patrolar e encascalhar toda a estrada, inclusive a do Pica-pau . Coincidência , ou não, tudo isto foi feito apenas dois dias após a postagem da matéria na Internet e na data da rota da integração do governador Silval Barbosa, que parou em Veranópolis, oportunidade esta, que recebeu uma cópia da matéria . Após a leitura da mesma o governador anunciou" Vamos solucionar o problema das estradas, toda criança tem o direito ao caminho da escola ! Lugar de Criança é na Escola" ! O fato é que a partir desta segunda feira dia 14 de novembro , as crianças chegarão à escola pela rota principal que liga o setor sossego as escolas municipal e Estadual. A comunidade do sossego torce para que as obras sejam realmente concluídas e não fique só na promessa!

Notas: as imagens estarão disponíveis dia 14/11/2011.



quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Crianças ficam sem frequentar a escola em Veranópolis do Araguaia - MT









Crianças ficam sem frequentar escola por falta de estradas e pontes , em Veranópolis do Araguaia , distrito de CONFRESA-MT

Alunos da rede municipal e da rede estadual da Educação Básica de Ensino ficam sem frequentar as aula em Veranópolis, distrito de CONFRESA-MT. O motivo é a precariedade nas redes de transporte do município.

No Trecho da estrada que liga o setor Sossego a Veranópolis, sede das escolas Municipal e Estadual; o ônibus escolar estar parado, sem nenhuma possibilidade de chegar até as escolas. O mesmo não circula por esta via há mais de 30 dias, pela falta de ponte que estava quebrada desde o mês de Julho de 2011. Até o dia 03 de Novembro , o ônibus conseguia chegar nas escolas fazendo um trajeto inverso pela estrada do Pica-Pau; no entanto outra ponte que liga o setor Sossego ao setor Pica-Pau, também quebrou no último dia 04 . Com isto, o ônibus está paralisado e os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, estão sem freqüentar as escolas.
As crianças e adolescentes que se arriscam atravessar o trecho a pé ficam expostas a fortes chuvas, lamaçais, atoleiros e pregos pregado nas tábuas que foram colocadas por moradores locais para auxiliar na atravessia.


Embora a ponte esteja quebrada desde o mês de Julho , as obras só iniciaram na segunda quinzena de setembro, após as primeiras chuvas! Os moradores afirmam que mesmo havendo cinco dias consecutivos ensolarados as obras ficaram paralisadas; só retornando as atividades no último dia 08 de Novembro; dia chuvoso!

O prejuízo para os moradores não afetam apenas o setor da educação, más também deixam marcas no setor econômico da região. A maioria dos moradores já pararam de transportar o leite, sua principal fonte de renda da região. Outros, se aventuram a transportar o leite no ombro .

A comunidade do setor Sossego, clama por redes de transportes. Segundo os moradores, esta estrada está sem manutenção a mais de 10 anos!

Clique em http://www.youtube.com/watch?v=470RQHE9Frw e assista o vídeo.